PLAYER ABA PAI

CAMERA STUDIO

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ATOS - A AÇÃO DO ESPIRITO SANTO ATRAVÉS DA IGREJA

Professoras e professores, apresento algumas sugestões para a 1ª aula deste trimestre que se inicia:


- Iniciem a aula cumprimentando os alunos e perguntando como passaram as festas de fim de ano. Aproveitem a oportunidade para novamente desejar aos alunos um ano novo repleto de bênçãos espirituais e materiais.
- Façam inicialmente uma panorâmica do trimestre, de  forma rápida( no máximo  15 minutos):
a) Leiam o tema do trimestre: ATOS DOS APÓSTOLOS – ATÉ AOS CONFINS DA TERRA.
b)Solicitem aos alunos que observem a capa e perguntem:
O que vemos? O que esta figura tem a ver com o tema?

Na figura vemos de forma mais ampla um timão e uma pessoa segurando-o.
O que é timão?  Conforme o dicionário Michaelis, significa (quanto ao aspecto náutico): “Barra do leme, roda do leme”. O timão é um dispositivo localizado na proa do barco e serve para dirigir, guiar a embarcação.

Isto nos remete ao meio de transporte mais utilizado na época dos Apóstolos para expansão da igreja e ainda nos faz pensar que a disseminação do evangelho estava sobre o controle, a direção destes destemidos servos de Deus, através da ação do Espírito Santo.
Na capa da revista, também vemos um selo comemorativo do Ano do Centenário das Assembléias de Deus no Brasil. Observem o que encontramos na Interação da Lição 01:
“... em virtude das comemorações do centenário... a revista Lições Bíblicas, ao longo deste trimestre, buscará, baseada no Livro de Atos dos Apóstolos, refletir a razão e as ações da Igreja de Cristo em seus primórdios, comparando-as com a Igreja dos nossos dias.”

c) Solicitem aos alunos que abram a revista na primeira folha, onde consta o índice das lições.
- Falem sobre o comentarista da lição: Pastor Claudionor de Andrade, conferencista, autor de vários livros e gerente de publicações da CPAD. Se possível, apresentem uma foto dele.
- Façam uma apresentação dos títulos da lição. Dividam a turma em dois lados: A e B. O grupo A lerá os títulos das lições pares e o B lerá os títulos ímpares.

d) Concluam esta panorâmica, falando que nestas lições teremos a oportunidade de aprender sobre os Atos dos Apóstolos e refletir de que forma este aprendizado pode modificar os atos de cada integrante da Igreja atual.

- Agora, comecem o estudo da lição 01: Atos – A Ação do Espírito Santo através da Igreja.

- Trabalhem o conteúdo dos itens da lição. Nesta lição há muitas informações, cuidado para não tornar a aula cansativa. Se possível disponibilizem para os alunos um quadro contendo as informações gerais do livro de Atos ou apresentem estes dados num cartaz ou slides.

- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Atos”.

Desejo a todos e todas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário