PLAYER ABA PAI

CAMERA STUDIO

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NA IGREJA

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NA IGREJA

Subsídio - Lição 6

Nesta lição estudaremos sobre a disciplina na igreja, antes de comentarmos diretamente a revista, segue abaixo um comentário sobre At 5.1-11. Para termos uma compreensão melhor sobre o assunto a ser tratado.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
At 5.1-11
1. MAS um certo varão chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade;
2. E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
- Reteve. A mesma palavra que aparece na tradução grega do A.T (Septuaginta) para descrever o pecado de Acã (Jz 7.1-25). O pecado de avareza, gerou hipocrisia (desejo de manter uma falsa imagem de santidade) e mentira, culminando em afastamento de Deus e destruíção. Ananias queria ser bem visto por ter sacrificado tudo.

Outro aspecto sobre o pecado de Acã, Ananias e Safira, é que o povo de Deus havia acabado de iniciar um novo: Em Josué, a fundação de uma nação; Em Atos, a fundação da Igreja de Cristo.

A mesma falsa santidade demosntraram Nadabe e Abiú (Lv 10.2) e Uzá (2 Sm 6.7). Mas, porque essas pessoas morreram fuminantimentes? Vejamos:
No caso de Nadabe e Abiú (Lv 10.2), eles ofereceram fogo estranho no altar do Senhor;
No caso de Uzá (2 Sm 6.7), tocou na Arca da Aliança irreverentemente;
No caso de Ananias (At 5.1-11), usou de engano ao ofertar.

Podemos ver claramente que se trata da mesma natureza de pecado, ou seja, são pecados cometidos contra as coisas do Senhor ou Lhe são dedicadas , e essas coisas ou ofertas são santas ao Senhor (Nm 4.15).

Ananias e Safira foram os primeiros exemplos de "falta de sinceridade no serviço cristão" ocorridos nos primórdios da Igreja do Senhor Jesus Cristo, essa experiência mostrou à Igreja em formação que "de Deus não se zomba" (Gl 6.7).

3. Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
4. Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
- Ananias, por que encheu Satanás o teu coração. No sentido geral da frase, nos leva a perceber uma ação continuada de Satanás tentando por diversos meios, persuadir o ser humano a cair no pecado.

Ainda que Satanás conheça todas as fraquezas humanas e frequêntimente nos sugira maneiras de expressá-las em pecado, os cristãos contamos com a poderosa presença de Deus em suas vidas, na pessoa do Espírito Santo, e podem - pela fé - rejeitar todos os ardis e propostas do inimigo, vencendo assim as tentações.

Os textos de At 4.36,37 - 5.1, 4 deixam claro que as ofertas eram atos voluntários, segundo a generosidade de cada um. Os apóstolos não haviam pedido nada, foi o Epírito Santo quem moveu cada pessoa a contribuir conforme a alegria do coração (2 Co 9.7). Ananias e Safira não pecaram por ficar com parte do dinheiro da venda de sua propriedade, mas sim por haver mentido ao Espírito Santo (Deus) e suporem arrogantemente que é possível ao ser humano pensar ou realizar qualquer coisa fora do pleno conhecimento do Senhor. A ofensa contra a Igreja, habitada pelo Espírito Santo, é insulto e pecado contra o próprio Deus (9.5).


5. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
- Caiu e expirou. A disciplina da Igreja, em grande parte, depende da ação corretiva de Deus (1Co 11.30-32; Hb 12.5-11; 1Jo 5.16,17). O poder disciplinador de Deus está em harmonia com seu poder de curar, ressuscitar e conceder a vida eterna. Esta severa correção se dar em virtude de Ananias à semelhança de Acã, tentaram introduzir corrupção no meio do povo de Deus, que se crescesse, ofuscaria o poder do Espírito Santo no meio do povo de Deus.

6. E, levantando-se os mancebos, cobriram o morto, e, transportando-o para fora, o sepultaram.
7. E, passando um espaço quase de três horas, entrou, também, sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.
8. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? Ela disse: Sim, por tanto.
9. Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí, à porta, os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
10. E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os mancebos, acharam-na morta, e a sepultaram junto do seu marido.
11. E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.
- Grande temor. Essa consequênca drastica, foi necessária principalmente porque a Igreja estava dando os seus primeiros passos, era fundamental que todos soubessem que o Espírito Santo é a própria pessoa de Deus habitando o corpo do crente, e não um tipo de energia qualquer. Além disso a Igreja do Senhor Jesus, não é uma empresa comércial, tampouco um negócio onde a hipocrisia, fraude ou corrupção possa ser aceita, é necessário portanto, uma ação corretiva de Deus em alguns casos.

O temor provocado em virtude da correção, se dar justamente porque revela a presença real de Deus em nosso meio, sendo assim temos a certeza absoluta que Ele está vendo tudo, e todas as coisas estão patentes ao Seus olhos (), e que Ele está ativo envolvido nos assuntos humanos, pois Ele é pessoal, sendo Ele um Deus que se relaciona com o seu povo, logo entendemos que Ele está nos assistindo com aprovação ou reprovação.

Mas, o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 1.7; 9.10), simplesmente quer dizer que vivemos diante da presença real de Deus, e isso faz uma grande diferença em como nós decidimos levar nossas vidas.

- Igreja. Esta é a primeira vez que aparece a palavra "Igreja" no livro de Atos, gr. (Ekkesia), significava os cidadãos de uma cidade reunidos com poder legislativo. Porém no N.T, refere-se a congregação dos crentes locais ou o povo de Deus Universal sem distinção de raça ou língua.

Fontes:
Bíblia de estudo SHEDD.
Novo Testamento. King James, Edição de Estudo.
RICHARDS, O. Lawrence. Comentário Hitóico - Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro. CPAD, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário