PLAYER ABA PAI

CAMERA STUDIO

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O QUE JESUS VÊ NUM BANQUETE
LUCAS - 14:1-14 – 1 Aconteceu num sábado que, entrando ele em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando. 2 E eis que estava ali diante dele um certo homem hidrópico. 3 E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei, e aos fariseus, dizendo: É lícito curar no sábado? 4 Eles, porém, calaram-se. E, tomando-o, o curou e despediu. 5 E disse-lhes: Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tire logo? 6 E nada lhe podiam replicar sobre isto. 7 E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes: 8 Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu; 9 E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar. 10 Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa. 11 Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. 12 E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado. 13 Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, 14 E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.
À vezes, somos pessoas que nos impressionamos muito com as aparências. Numa festa ou em um jantar atentamos para quem está bem vestido, quem se relaciona bem, quem está alegre, e freqüentemente pensamos que o coração sempre corresponde ao interior, ou seja, se julgarmos pelas aparências, a maioria das pessoas, em uma festa, esta feliz, com tudo bem na família, nos negócios. Vamos pensar no que JESUS vê em um banquete.
No texto, aparece uma série de realidades que poderiam desviar nossa mente da essência das coisas para a simples aparência delas.
1. Um convite para jantar (v.1).
2. Quem convida é um homem importante e respeitado (v.1).
3. Os convidados são pessoas religiosas, de boa conduta e respeitadas. (v.3).
No entanto o que JESUS viu naquele banquete que ninguém viu?
1. Ele viu uma amizade conveniente e não a genuína fraternidade (v.12-14). Hoje tem muita gente infelizmente fazendo política, na sua vida, na sua família, no seu trabalha, na universidade, que não estão vivendo o momento com o respeito e amor devido.
2. Ele viu que aquele lugar era para muitos uma escadaria de ascensão social (v.7-11).
Não faça da sua vida, da sua casa, da sua condição, um lugar de barganha, não se deixe levar pelos primeiros lugares.
Você pode até conseguir assentar, mas se manter lá com essa moeda de troca é algo que tenho certeza que você não quer. Amanhã pode chegar alguém mas importante e você ser convidado a dar seu lugar.
3. Ele não viu a beleza do lugar nem o luxo do vestuário, mas a carência e a dor (v.2).
Tem muita gente doente, sofrendo, precisando de ajuda, e ao mesmo tempo participando desta festa. Minha mãe, de vez enquanto usava este termo nos ensinando a não olhar somente por fora: "por fora bela viola por dentro pão bolorento."
Hoje pode acontecer a mesma coisa que aconteceu naquele banquete.
1. Pessoas curiosas para ver o que acontece (v.1b).
2. Pessoas que prefiram não falar em dor e carência em um jantar (v.4a).
3. Pessoas que não têm resposta diante da afirmação do amor de DEUS (v.5,6).
4. Pessoas que podem ser curadas e ficarem em paz (v.4b).
Diante do que você leu, faça uma pergunta a si mesmo:
A QUE GRUPO EU PERTENÇO?
Quando JESUS participa de um banquete, quem consegue ver aquilo que Ele esta vendo pode sair dali curado física e espiritualmente.
Para DEUS, não há lugar especifico para Ele manifestar Seu poder.
Se hoje, a sua vida ou “o seu banquete”, não estão alegre como deveria ser a festa, “a vida” de um homem e de uma mulher de DEUS.
Preste atenção convide JESUS para participar da sua festa, “vida” e haverá, cura, libertação, prosperidade, felicidade, como toda festa tem que ter.
Transforme o seu dia de hoje em uma grande festa colocando JESUS com seu convidado ESPECIAL.
DEUS TE ABENÇOE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário